terça-feira, 31 de julho de 2012

FLORES EM FESTA... VAMOS AO PARQUE?


Uma homenagem às flores, à vida, aos leitores, à amiga com quem trabalho e à nora (de minha sócia blogueira) e família.  Logicamente ao principal assunto desta postagem  - a flor de cerejeira - SAKURÁ em japonês ( a flor símbolo da Primavera no Japão)!


 De julho a setembro, aqui no Brasil  florescem as cerejeiras, cuja florada é comemorada por nossos irmãos japoneses na primavera  (lá  entre fim de março e meados de abril ou maio) dependendo da região.  Durante esse período, eles deixam suas atividades diárias para fazer piqueniques em parques, aproveitando para contemplar as flores  - HANAMI - (OLHAR AS FLORES)!

Como existem cerejeiras de espécies variadas, o mesmo ocorre com o real significado do Hanami, que varia  de acordo com cada pessoa. O simbolismo mais poético da flor, fica com brevidade da vida, devido à sua efemeridade.
"Além de toda a beleza, é uma flor que não seca na árvore, mas levada pelo vento. A gente pode comparar com a vida que teve um fim bonito e sem sofrimento" (disse Sr. Pedro Yano - Presidente da Federação Sakura e e Ipê do Brasil - (Jornal da tarde - 31/07/2011 -Marici Capitelli).


Os primeiros imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil no século passado trouxeram mudas da árvore, dando continuidade à tradição.
Outros países como Brasil e Estados Unidos também festejam a floradas das cerejeiras; que em média duram de 07 a 10 dias.   


Em São Paulo temos o Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo, em Itaquera. De 04 a 05 de agosto de 2012 , haverá o 34a. Festa das Cerejeiras em Flor; com apresentações de várias atrações folclóricas.






Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver. 
Confúcio

Um comentário:

  1. Minha nora agradece o carinho.
    Linda homenagem às suas amigas orientais, elas têm mãos de fadas para lidar com as flores.

    ResponderExcluir