quarta-feira, 27 de junho de 2012

SOCIEDADE COM CARA DE SÉCULO XX. PAROU POR QUE?

A sociedade do século XX se destacou por grandes transformações, entre as quais o ritmo dos acontecimentos. 

A velocidade se tornou qualidade fundamental para qualquer cidadão que quisesse acompanhar esse novo ritmo. 
Isso pode ter sido altamente positivo para os avanços necessários na busca do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida, principalmente na pesquisa científica que trata da saúde humana.


Por outro lado, pode significar uma frustração aos que não possuem essa aptidão, como também tem tornado a vida das pessoas extremamente superficial e descartável.

Outra característica que podemos citar como marca dessa sociedade é o "culto ao "Mercado", que considera a própria vida humana como mercadoria".


"A sociedade de consumo representa uma imagem invertida do mundo real", onde vive o cidadão "ANÔNIMO" que se realiza trabalhando, cuidando da família, que tem sua individualidade respeitada, enfim, o cidadão comum, do povo, a semente que germina e que pode produzir excelentes frutos.

Den­tro em breve, nas ruas só haverá artis­tas,
e vai ser muito difí­cil encon­trar um homem
.”

(Arthur Cravan)



...........................................................
Esse é o trecho de um texto meu publicado em outro blog.
Não tenho a pretensão de apontar caminhos ou de querer mudar tudo, trago apenas alguns questionamentos para que possamos avaliar o que proporciona satisfação de verdade ou o que nos é imposto contra a nossa vontade.
Isso passa pela valorização de talentos, mesmo daqueles que não se enquadram no padrão de sucesso ditado pela sociedade, mas que fazem com que seres humanos se sintam plenos.
Continuarei abordando o tema. Conto com a colaboração de vocês e aguardem o próximo post.
(citações do filósofo e diretor de cinema Guy Debord)

2 comentários:

  1. O desenvolvimento está tão acelerado que chegará o dia que, sem querer, alguém apertará um botão onde acabará todo desenvolvimento... Voltaremos à idade da pedra !!!!

    ResponderExcluir
  2. A evolução humana precisa acompanhar no mesmo ritmo, senão seremos selvagens controlados pela máquina.

    ResponderExcluir