domingo, 24 de junho de 2012

ORQUÍDEAS E UMA MULHER EXCEPCIONAL

Algumas personalidades femininas, nos inspiram e instigam a reinventarmos nossa própria história de vida...

A antropóloga Ruth Cardoso sempre discreta, frente às ações sociais e não à politicagem, mostrou  comportamento digno de primeira-dama. 

 A construção  do Orquidário Ruth Cardoso, no Parque Villa-Lobos, aberto em 2010, foi projetada pelo arquiteto Décio Tozzi para receber luz natural e circulação de ar constante, com inspiração nas ocas indígenas. Há espécies do Brasil e países como Índia, México e Tailândia.


 A Rhynchosophrocattleya Ruth Cardoso foi desenvolvida pelo biólogo César Wenzel, do Orquidário Rioclarense, e encomendada pelo professor de direito penal e admirador de orquídeas, Damásio de Jesus. A flor de tom vibrante, amarela com pequeno detalhe em vermelho, transmite a delicadeza de Ruth Cardoso.


 


Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em instituições como a USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade Berkeley (Califórnia) e Universidade Columbia (Nova York).


Entre os programas desenvolvidos pelo Comunidade Solidária ( combate à pobreza) , estão o Alfabetização Solidária, Universidade Solidária, o Comunidade Ativa e Capacitação Solidária.


Os programas deram origem aos benefícios Bolsa Escola e Bolsa Alimentação, embriões do Bolsa Família do governo atual.

 Publicou trabalhos na área de Cultura e Política, tendo como foco movimentos sociais, participação política, imigração, juventude, comunicação de massa, violência e cidadania. 

4 comentários:

  1. Ruth Cardoso: esta foi uma Primeira Dama da qual podemos nos orgulhar pela sua vida particular e seu trabalho social!!! E a Orquídea é uma das mais belas flores!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Nair, pela sua sensibilidade!
    Há muitas mulheres cada qual com suas particularidades, porém poucas são mais do que celebridades...

    ResponderExcluir
  3. Por que a midia não mostra a verdade e aceita a propaganda mentirosa do PT de que eles criaram os programas sociais?
    Traição de quem deveria informar a verdade e ingratidão do povo que esqueceu que tudo foi implementado graças à ação de Ruth Cardoso.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, anônimo, por sua participação. São opiniões como a sua que nos ajudam a plantar sementes num povo que tem a memória curta.

    ResponderExcluir