domingo, 10 de junho de 2012

QUER TREINAR SEU RACIOCÍNIO E ESTRATÉGIA?


O esporte sempre fez parte do cotidiano do ser humano desde os primórdios da civilização, como podemos constatar na prática de atividades milenares que foram desenvolvidas por questões de sobrevivência, com a descoberta das "técnicas" de caça e pesca, como também no treinamento de guerreiros que disputavam territórios, como acontece, infelizmente, até os dias de hoje.

Um dos instrumentos que contribuiu para grandes conquistas e, de acordo com relatos publicados em livros antigos, para solução de desafios é justamente o jogo de tabuleiro considerado o mais antigo de todos, o XADREZ.

"O primeiro relato de uma atividade enxadrística em Cubatão refere-se a um evento ocorrido em 1972, quando um pequeno grupo de entusiastas, promoveu um torneio, com 16 participantes na Light, Usina Henry Borden, através do extinto Clube Atlético Usina Cubatão — CAUC — motivados pela conquista do título mundial de xadrez, pelo norte americano Bobby Fischer, naquele ano", conta o vencedor desta competição e fundador do Clube de Xadrez de Cubatão, Olavo José Fachini Júnior.

A partir de 1987, o ensino do xadrez foi introduzido na Escola de Educação Infantil e de primeiro grau Usina Henry Borden e logo começaram a surgir promissores jovens enxadristas.
Foi nessa época que meus filhos, então alunos da Henry Borden, começaram a participar das aulas e dos torneios. Tive a honra de pertencer ao quadro do Clube como suplente e a alegria de receber dezenas de crianças e jovens toda semana em minha residência para que pudessem treinar para os torneios, até que encontrassem um local adequado aos enxadristas.
Isso foi ainda nos anos noventa e de lá para cá muita coisa mudou, como vocês podem conferir no site do Clube.

Trata-se de uma atividade de fundamental importância para os cubatenses e para todos os interessados. Por esse motivo, oferecemos este espaço para a divulgação de informações e dos eventos realizados pelo Clube de Xadrez de Cubatão.
Convidamos nossa amiga e seguidora deste blog, Laura, secretária do Conselho Deliberativo e Diretora de DIVULGAÇÃO, "ContAqui".

Nenhum comentário:

Postar um comentário