terça-feira, 19 de junho de 2012

Bela ou megera? Que nada!

Em tempos de multiculturalismos e pluralismos não dá para tratar de todos os aspectos que compõem o universo feminino dentro de um mesmo contexto.

Como definir um padrão específico para representar a mulher brasileira, por exemplo?

Apenas quem têm projeção na midia?

As imagens produzidas pelo marketing refletem a realidade ou provocam frustação naquelas que não se enquadram em determinado perfil?

A superficialidade tenta seduzir as que resistem às condições impostas pelos criadores de modismos.

A mulher submissa, que topa qualquer parada, passa a ideia de que é desejada e inspira as inseguras ou insatisfeitas a seguirem pelo mesmo caminho.
Às grosseiras atribui-se a marca de duronas, como se isso fosse sinônimo de liderança e competência.
Que postura ultrapassada!
Esse mito já se desfez até entre os homens, a liderança moderna implica em contribuir na valorização e promoção de toda a equipe, reconhecer a importância de cada um.
Quem precisa destruir a imagem alheia para comandar não é líder, é tirano, seja homem ou mulher.

Nós, mulheres, não podemos ficar à deriva, seguindo a onda dos outros, sabe-se lá com que intenções.
Precisamos fazer uma reflexão profunda sobre o que queremos, não nos limitando a acompanhar as influências externas, a não ser para ter uma  referência.

Não creio que o ideal seja apenas parecer bela ou triunfar com a postura de megera, com todo o respeito, pois essas estão mais de acordo com os interesses masculinos do que com os nossos.

2 comentários:

  1. Se vc observar o padrão da mulher, seja ela brasileira ou não é ditado pela mídia. No caso do Brasil, pela Rede Globo independentemente da nossa estrutura física ser um misto de índio, negro e europeu. Fora a estrutura física, vem o modismo, tbm ditado pelas novelas da globo. A moda, em si, vem sendo costurada por pessoas que não dão o menor valor à mulher. São roupas que OU as vulgariza OU as deformam como as calças de cós baixíssimo, apertadas, formando duas cinturas! DEPRIMENTE! Para mim o ideal é eu me sentir bem comigo mesma e me sentir bela para minha alegria pois, os outros só acharão que sou, pelo menos "bonitinha" como diz Ronnie Von, se eu me gostar, me amar em primeiro lugar!

    Parabéns pelo tema!!! Tem-se mto a discutir!

    ResponderExcluir
  2. Nair, você transpira amor em seus comentários e em seu blog. Prova de amor é também o respeito com que trata essa questão e o carinho que demonstra ao participar de nosso blog.
    Sua presença enriquece nosso espaço. Obrigada!

    ResponderExcluir