sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MAIOR JARDIM DO MUNDO

Algumas ruas e avenidas de minha cidade são corredores por onde passa a brisa do mar, deixando pelo caminho o ar refrescante e perfumado das flores do extenso jardim da orla.
A natureza é a mais bela obra que há, o Criador pensou em tudo, mas deu um toque especial ao criar as flores. 
Penso, então, quão admirável é a inspiração do homem quando permite que sua porção divina, à imagem e semelhança do Pai, crie maravilhas como os jardins de Santos.

Confiram matéria do jornal local - A Tribuna

Maior do mundo, jardim da orla de Santos é o favorito dos visitantes


O jardim da orla de Santos é o maior do mundo, de acordo com o Livro dos Recordes, com 5.335 metros de comprimento e largura entre 45 e 50 metros. Ao todo, são 815 canteiros, com várias espécies, das quais se destacam os lírios amarelos e brancos, biris vermelhos e crisântemos brancos, amarelos e mesclados.

Em 28 de junhodo ano passado, toda essa beleza foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
A proteção inclui os dois calçadões (o contíguo à faixa de areia e o paralelo à avenida), a ciclovia, os canteiros, as árvores e as palmeiras.

Embora o primeiro trecho dos jardins tenha sido construído em 1930, a ideia de erguê-lo já havia sido explicitada pelo engenheiro Saturnino de Brito em 1914.
Em 1921, inclusive, ele publicou uma carta aberta ao então presidente da República, Epitácio Pessoa, solicitando a proteção da área.
Na época havia uma especulação imobiliária que defendia o loteamento da área para a construção de cassinos e cabines de banho.

Mas o primeiro trecho de jardim foi construído em traçado retilíneo, a partir de um movimento liderado por Vicente de Carvalho, o Poeta do Mar.
Já o formato curvilíneo que o jardim hoje apresenta data de 1960 e foi projetado pelo engenheiro Armando Martins Clemente.

Um comentário:

  1. Ai Rose!!!!!!!!!!!! QUE SAUDADE!!!!!!!!!!!! Andei muito por esses jardins, na orla... fui muito com minha filha ainda pequena nos brinquedos à beira-mar!!! Será que ainda voltarei a morar aí? Só DEUS sabe mas a saudade é grande! Bjssss e PARABÉNS para vc e sua cidade!

    ResponderExcluir