quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fortaleza de Santo Amaro, herança do Brasil Colônia

Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa 
Publicado no blog do Noblat
Obra-Prima do Dia - Engenharia

Em 1584, por ordem de Felipe II de Espanha (e de Portugal a partir de 1580), a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi construída bem próxima ao porto da vila de Santos para resguardá-lo de corsários.

A Carta-régia de 11 de setembro de 1709 mandou aumentá-la, e que do Rio de Janeiro se remetesse artilharia de grosso calibre para sua defesa.
Manuel de Castro de Oliveira, um particular residente em Santos, propôs em 1711 à Coroa Portuguesa reconstruir e armar a fortaleza às suas custas, em troca de algumas mercês.


Suas instalações foram utilizadas como presídio político. Novamente reformada em 1885, durante a Revolta da Armada, entre 1893 e1894, suas baterias trocaram tiros com os cruzadores República e Palas, a caminho do Sul, quando suas muralhas foram atingidas.
Em 1911, passou para a jurisdição do Ministério da Marinha, quando foi desativada. Desde 2 de setembro de 1993 a fortaleza é guardada e conservada por um Protocolo de Intenções assinado pelo IPHAN, a Prefeitura Municipal de Guarujá e a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).


Devemos destacar também a doação, pela família do pintor Manabu Mabe,  do mural "Vento Vermelho", que adorna a capela do forte. Veja o leitor que, por todos os motivos, é imperdível uma visita à Fortaleza de Santo Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário