domingo, 9 de junho de 2013

FESTA PORTUGUESA COM CERTEZA - SANTOS SP BRASIL


 
O mês de Junho é um mês de comemorações. Em 10 de Junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O Dia das Comunidades festeja Portugal, sua história e sua cultura, valores que simbolizam no grande poeta Luís de Camões. Relembra-nos o passado glorioso de Portugal, bem presente na sua obra,  como salientou Agustina Bessa-Luiz “o passado que nos honra vale tanto como o presente que nos obriga”. É um dia especial, em que se unem na mesma fé, de espírito, cultura, saudade e carinho todos os portugueses, mesmo os que a vida por algum motivo, obrigou a estar longe de Portugal.
 
Paço Municipal de Santos  
4ª edição do Dia de Portugal ocorre na Praça Mauá neste domingo
De A Tribuna On-line
A maior festa portuguesa do Litoral Paulista está de volta neste domingo. Em sua 4ª edição, o Dia de Portugal ocorre no Centro Histórico, a partir das 9 horas.

A intenção é, mais uma vez, transformar a Praça Mauá em um pedacinho de Portugal. A festa, que engloba celebrações alusivas ao Dia de Portugal, Dia de Camões e Dia das Comunidades Portuguesas, contará com muita música, dança, artesanato e doces típicos.
O objetivo é estreitar os laços entre as comunidades lusitana e santista, através do resgate da cultura do povo português e da valorização da Baixada Santista, como região sob forte influência lusitana.
E, é claro, toda a comunidade está convidada a participar, seja com vestidas com adereços, portando bandeiras, cachecóis ou roupas nas cores verde e vermelha.
Programação
A solenidade de abertura, a partir das 9 horas, terá a presença do cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, além de autoridades locais e representantes da comunidade.
Na sequência, dá-se início à maratona cultural, até 18 horas, com 14 apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos.
 Festa em BH - Minas Gerais - Brasil
Haverá, ainda, a tenda das bordadeiras do Morro do São Bento, com a milenar arte da Ilha da Madeira. Na gastronomia, doces, como os famosos pastéis de Santa Clara e de Belém, poderão ser apreciados e com o sabor da solidariedade, pois a renda será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes.
Doces Típicos
Também estarão disponíveis postos de arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS).
Para a criançada, a festa contará com atrações especiais, como pintura artística e esculturas de balão.

Homenagem a todos os portugueses que vivem longe de sua terra natal! Mesmo distante somos acolhidos por nossos irmãos brasileiros e outros tantos povos pelo mundo afora!
 

Um comentário: