quinta-feira, 13 de setembro de 2012

IMAGENS QUE VALEM COMO PALAVRA DE SOLIDARIEDADE

Metrô no Japão na hora do rush



Metrô em algumas cidades brasileiras na hora do rush









Pesquisa aponta o metrô de São Paulo como um dos mais lotados do mundo.
Não poderia ser diferente, afinal, a capital paulista é uma das cidades mais populosas do planeta.

Mas metrô superlotado não é "privilégio" de São Paulo. É assim em todos os lugares, em outros municípios com número muito menor de habitantes, é assim em todos os países,como vimos no video de Tóquio.

A diferença é que não se tem conhecimento de tanta reclamação como acontece em São Paulo.
Li uma reportagem que mostrava uma senhora contando que decidira esperar que diminuísse o tumulto numa estação de metrô para embarcar e que deixou passar quatro trens em dez minutos.
Oras, isso não é o fim do mundo. Em muitas cidades pequenas os passageiros aguardam muito mais tempo por uma condução.

Será que o caos não é provocado mais por uma campanha, provavelmente orquestrada, que tem como objetivo prejudicar a imagem dos serviços públicos de Sampa do que pelo que realmente acontece?

As redes de TV mostram somente São Paulo como exemplo de transporte e tráfego ruins, mas não mostram outras localidades nem usam a mesma abordagem negativa quando tratam dessas questões em outros estados.

Uma pesquisa rápida nas imagens dos metrôs superlotados de outros países, por exemplo, mostra que não há correria nem gritaria. Ninguém fica com pressa, não há tumulto nem agressões.

Faço essas considerações como forma de protesto, não necessariamente às más condições do transporte público Brasil afora e que ninguém questiona, mas pela maneira injusta com que São Paulo é destratada nos noticiários, o que só serve para estimular a revolta de seus moradores e, por conseguinte, o mau comportamento que gera o caos.

São Paulo precisa de uma palavra de paz, de fraternidade, de solidariedade. Está na hora de sua população repudiar os atos maldosos que celebram o ódio, que pregam a hostilidade entre os brasileiros e que promovem a baderna em busca de apoio político.

Pelo twitter, o perfil oficial da campanha de um candidato chamou os paulistanos de protofascistas. Xingar o eleitor deve ser uma nova estratégia dos "gênios" que querem governar a cidade que odeiam. 



Não sou paulistana, mas respeito e admiro a capital que amanhece trabalhando e que recebe pessoas que chegam de todos os cantos do mundo. Meu carinho a essa população que divide o tempo e o espaço com muita gente que vem de fora, que compartilha tudo o que produz sem esperar gratidão e, mesmo assim, acaba se tornando vítima de ataques verbais que atendem a interesses muito suspeitos.
Encerro com imagens dignas desse povo altruísta que merece serviços de qualidade:

5 comentários:

  1. Transporte lotado na hora do rush não é so no Brasil. O empenho das autoridades deve ser em garantir que não se "baixe a guarda" e deixe que se perpetue e se propague para outras horas do dia.

    ResponderExcluir
  2. Em São Paulo já foi muito pior, Cacique. Mas as pessoas não percebem as melhorias porque há uma campanha tendenciosa de difamação contra a cidade. Isso é cruel.

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras de incentivo amiga!SAMPA realmente merece mais ! Obg. pelo belo video acima ! Vlw !!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga. A campanha tendenciosa contra SAMPA, não só nos transportes públicos mas também na saúde e segurança é desespero dessa corja de PeTralhas que querem a todo custo meter a mão nos cofres da Prefeitura da cidade, como fizeram nos cofres de ADEMAR, de Campinas e Santo André. Vivo em SP há 15 anos! Morei em SC,PR,MS,RJ,CE e sou de PE. Então, falo com conhecimento de causa! No dia em que o PT tomar conta de SP, acabam a cidade!!! Outro dia li uma frase que concordo plenamente: "NO DIA QUE COLOCAREM O PT PARA ADMINISTRAR O DESERTO DO SAARA, VAI FALTAR AREIA."

    AMO SAMPA!!!

    ResponderExcluir
  5. Amigas Razão e Nair, onde eu moro conheço uma quantidade imensa de pessoas que fazem tratamento de saúde na capital. E lá encontramos pacientes de todos os estados que não atendem adequadamente sua população. Mesmo assim, ninguém reclama se tem fila por esse motivo, mais do que qualquer outro. Todos se solidarizam na dor, não importa se muitos que estão ali acabam, sem intenção, causando atraso em suas consultas ou exames.
    O mesmo acontece no trânsito, nos transportes, nos empregos, em qualquer setor, como disse a Nair. Que o povo tenha juízo e não eleja o petista, porque onde eles governam carregam consigo os "gafanhotos". Aí, sim, tudo vira um caos.

    ResponderExcluir