terça-feira, 30 de julho de 2013

NUNCA NINGUÉM DISSE TANTAS VERDADES EM TÃO POUCO TEMPO



O Papa  se refere ao padrão de comportamento dos que têm complexo de inferioridade, dos que pensam que há necessidade de desmoralizar o outro para conquistar coisas como poder e sucesso. 

Como são "baixos" os que agem assim! 

Assim fazem certos poderosos medíocres, sabem que o são, por esse motivo investem contra a imagem de quem tem valor.


Por outro lado, a humildade consiste em reconhecer os méritos do outro, como também suas próprias fraquezas e dificuldades. Isso não humilha, muito pelo contrário, engrandece quem o faz.

Decidir entre a arrogância dos que querem aparentar que sabem tudo ou desistir de seguir adiante por não se considerar preparado para ação política, social ou evangelizadora, omitindo-se e permitindo que qualquer um exerça esses papéis, são dois extremos do que geralmente acontece e os resultados são desanimadores.

Muitas vezes esse é um dos dilemas do cristão que quer servir a Deus mas não tem segurança do que é capaz. As palavras do Papa Francisco, no entanto, nos encorajam:

"Eu não tenho nenhuma preparação especial, como é que posso ir e anunciar o Evangelho"? Querido amigo, esse seu temor não é muito diferente do sentimento que teve Jeremias, um jovem como vocês, quando foi chamado por Deus para ser profeta. Acabamos de escutar as suas palavras: "Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo". Deus responde a vocês com as mesmas palavras dirigidas a Jeremias: "Não tenhas medo… pois estou contigo para defender-te" (Jr 1,8). Deus está conosco!"
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário