quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CONVITE À FRATERNIDADE



O Carnaval acabou faz algumas semanas, um dos mais melancólicos dos últimos tempos, pois muitos brasileiros ainda estão abalados com as tragédias recentes, como o sofrimento das vítimas de enchentes e da seca no Nordeste brasileiro, a morte dos jovens na boate Kiss e a notícia que está causando um alvoroço como nunca se viu, a renúncia do Papa Bento XVI.

Passado esse momento, que mesmo assim foi de festa, teve início o tempo de Quaresma para os cristãos e o chamado à reflexão, preparando-nos para celebrar a Páscoa e nos conduzindo pelo caminho que nos leva ao encontro de Cristo.



Prova de amor maior não há que seja mais significativa que o sublime sacrifício de Jesus pela humanidade.
Como podemos esquecer seus ensinamentos?
Neste período vivemos seu sofrimento, mas sabemos que os próximos dias serão de Glórias e, com isso, exultaremos de alegria se estivermos dispostos a seguir os seus passos.
Os encontros dessa época nos oferecem condições para o exercício de revisão e consolidação das práticas que nos religam a Deus, para que não sejam apenas uma formalidade, quase uma obrigação, mas a expressão de um compromisso com o Criador.
Ao celebrarmos o tempo de LUZES,  somos convidados a vivenciar a partilha que traz claridade aos que abrem seus corações e aos que querem sair da escuridão. Isso tudo cria um clima favorável para renovarmos nossas esperanças por dias melhores. Por isso, passamos por um período de recolhimento espiritual, fundamental para alcançar esse fim.

O clima é de oração, portanto, peço licença aos que não creem, mas não consigo pensar na humanidade vivendo plenamente apenas das realizações terrenas, não consigo imaginar que o vazio dos que se sentem desanimados possa ser preenchido apenas com bens materiais - ou coisa pior, muito menos que o fim na terra seja realmente apenas o fim e que, por esse motivo, não há razão para nos prepararmos para outro plano onde, talvez, teremos uma vida que será resultado de nossas escolhas, dos valores que semeamos e das ações que praticamos.



Para concluir, deixo as palavras de Bento XVI, agora Papa Emérito:

"Queridos irmãos e irmãs, iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. 
Estes quarenta dias de penitência nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo então tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas. 
Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: O que é que verdadeiramente conta na minha vida? 
Que lugar tem Deus na minha vida? 
O senhor dela é Deus ou sou eu? 
De fato, as tentações se resumem no desejo de instrumentalizar Deus para os nossos próprios interesses, em querer colocar-se no lugar de Deus. 
Jesus se sujeitou às nossas tentações a fim de vencer o maligno e abrir-nos o caminho para Deus. 
Por isso, a luta contra as tentações, através da conversão que nos é pedida na Quaresma, significa colocar Deus em primeiro lugar como fez Jesus, de tal modo que o Evangelho seja a orientação concreta da nossa vida.
Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! 

As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário