terça-feira, 13 de novembro de 2012

"SABER" É VENCER OU BASTA SABER VENCER?



Pessoas comuns, que não se encontram em posição de destaque ou não têm ocupação formal, muitas vezes se sentem desestimuladas a fazer algo fora de sua rotina porque imaginam que não lhe darão crédito.
Pois bem, muitas personalidades conseguem grandes feitos realizando coisas simples. Mas quem acredita naquilo que faz, seja o que for, acaba dando certo porque sempre tem alguém buscando ideias, orientação ou mãos estendidas.

Um exemplo de atitude que repercutiu no mundo foi a iniciativa de uma moça que faz o que quase todo mundo faz, ou seja, manifestar sua opinião na internet, mas teve que superar um obstáculo que é uma realidade em países onde governos autoritários proíbem a liberdade de expressão e o acesso à informação. Isso torna sua atividade um ato heróico.
Acreditem, já tive muito medo de expor minhas opiniões, às vezes para não desagradar quem pensa de maneira diferente, outras por temer o que poderia acontecer. Pois a coragem da blogueira me animou, assim como o exemplo de vida de Ruth Cardoso me inspirou e me motivou à ação.

SABER VENCER ou SABER É VENCER?

São os questionamentos que perseguem as pessoas inquietas, que não ficam satisfeitas com os conceitos que são impostos à sociedade.
Pensam nisso as pessoas que buscam a realização pessoal e o crescimento como ser humano, por seus méritos, não pelos caminhos aparentemente fáceis.
Pessoas assim têm uma vida repleta de significados e quase sempre oferecem respostas, como também são responsáveis pelo surgimento de mais perguntas que despertam a curiosidade para novas descobertas.

Confuso?

Há pessoas cultas, que possuem muito conhecimento, outras são sábias porque adquiriram experiência e há aquelas que apenas pensam diferente e abrem os nossos olhos para questões até então menosprezadas.
Já houve um período de nossa história que chegaram a sugerir que cortassem a cabeça de quem ousasse pensar.
Será que, por este motivo, muitos ainda temem a reflexão e o uso da razão?
Seria essa uma das razões para que o ser humano permita que as emoções assumam o comando de suas decisões, o que muitas vezes engana ou ofusca a verdade?

Os acontecimentos históricos comprovam a incessante batalha entre a vontade própria e as imposições dos meios sociais. E  o que os "criadores de ondas" determinam acaba virando regra, porque parece ser mais cômodo seguir tendências do que pensar.
O filósofo Sócrates, por exemplo, ensinava nas praças e foi acusado de exercer uma influência nociva com suas ideias. Jesus caminhava pregando o amor, a paz e todas as virtudes. Tanto Sócrates quanto Jesus foram condenados pelo que consideravam um crime na época em que viveram, falar a verdade.

Esses fatos parecem tão distantes, entretanto, em pleno século XXI, a blogueira Yoani é uma digna representante de milhões de cidadãos que são perseguidos e até mesmo assassinados pelo simples fato de assumirem com coragem a defesa da liberdade de expressão em regimes autoritários.

Yoani Sánchez, com a força de um blog em Cuba, tornou-se uma das pessoas mais influentes do mundo e um símbolo na luta pela liberdade. Esse bem precioso está constantemente em risco também em países com regime democrático.
Para os que creem, Jesus é único. Mas que existam muitos Sócrates e Yoanis para que possam liderar movimentos de resistência contra as tentações que oferecem o "mundo" mas nos retiram a alma.

Um comentário:

  1. Saber não é vencer (na minha opinião).

    Para se saber vencer é preciso querer!

    Querer, usando méritos próprios (experiência,qualificações), sem atropelar ninguém. Com consciência!

    Beijos.

    ResponderExcluir