A devoção teve início a partir do século VI. Uma série de milagres começou a acontecer e atrair fiéis de toda a Europa, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat por todo o mundo cristão. Vários foram os santos devotos de Nossa Senhora, entre eles, São Vicente Ferrer, Santo Inácio de Loyola e São Luiz Gonzaga.
Na América Latina, a devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat foi iniciada pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram a Abadia da Virgem do Montserrat no Rio de Janeiro.
Logo depois, durante uma invasão holandesa na capitania de São Vicente, em 1614, foi um grande milagre da “Virgem Poderosa” do Monte Serrat que atraiu a atenção e a devoção popular da cidade, pois quando já uma turba de soldados inimigos ia subindo o morro em direção à capela, onde se abriga grande parte da população, um desmoronamento soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade.
Fonte: NET
As comemorações em homenagem ao dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade de Santos, foram iniciadas em 26/08/12.
Uma missa foi realizada no alto do Monte Serrat e logo depois a imagem da santa foi levada por milhares fiéis pelos 400 degraus da escadaria até a catedral de Santos, onde permanecerá até 8 de setembro, o dia da Padroeira.
Em frente a Catedral, os fiéis aguardavam a chegada da imagem para demonstrar a fé. Logo depois, outra missa foi celebrada pelo bispo Dom Jacyr Francisco Braido, em homenagem à santa.
No dia 08 haverá Missa Campal, em frente a Catedral, às 9h30, presidida por Dom Jacyr Francisco Braido e clero de Santos. Em seguida acontece a procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o Paço Municipal de Santos, onde haverá a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, retornando ao seu Santuário.
Quermesse com shows a partir das 20 horas.
Fonte: G1 Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário