quarta-feira, 31 de julho de 2013

(BENDITA) BANALIZAÇÃO DO BEM

Foto: Q imagem linda destes DOIS Franciscos !!! <3

Foto: "QUE AS MUDANÇAS ....COMECEM DENTRO DE CADA UM DE NÓS....PARA UM MUNDO MELHOR....BOTE FÉ"

Zuenir VenturaO Globo

Nesses tempos sombrios de violência, guerra, miséria e fome, em suma, da chamada banalização do Mal, é sintomático que o Papa Francisco tenha conseguido um extraordinário sucesso pregando justamente o contrário, algo como a banalização do Bem.

A sua foi a primeira voz autorizada de alcance planetário a se levantar contra a razão cínica em voga, propondo em seu lugar um círculo virtuoso, uma espécie de revolução ética contra a cultura do provisório, da exclusão e do descartável.

Quem sabe ele não estará pondo fim a um ciclo de produção do mal como energia incontrolável? O filósofo francês Jean Baudrillard, estudioso do tema e cético quanto à sua erradicação, achava inevitável o funcionamento das sociedades sobre a base da “disfunção, do acidente, do catastrófico, do irracional”. Na sua opinião, “dizer que tudo isso pode ser exorcizado, erradicado, significa insistir numa perspectiva religiosa da salvação”.

Pois durante a semana que passou entre nós, foi nessa perspectiva que o Papa insistiu, distribuindo esperança e atualizando antigos valores e virtudes como a solidariedade e a tolerância, esquecidos ou “fora de moda”.

Ele pode até ser criticado pelo que calou (aborto, preservativo, célula-tronco), mas não pelo que falou de outros temas tabus: “Se uma pessoa é gay, quem sou eu para julgá-la?” “A mulher na Igreja é mais importante que os bispos e os padres”.

A maior novidade de seu discurso inovador é que a reforma moral proposta por ele deve passar pelo diálogo e o encontro, não pelo confronto. Pela compreensão, não pela animosidade. Nunca pela intransigência e o radicalismo. Essa talvez seja a melhor contribuição para a paz do evangelho segundo Francisco.

Ao facilitarem o trabalho dos garis ajudando a recolher o lixo depois dos eventos, os peregrinos deram uma lição de educação para os foliões sujismundos e mijões, que no carnaval espalham detritos nas ruas e urinam nas calçadas, canteiros e até através das grades dos edifícios. Mais um legado de civilidade deixado pelos alegres fiéis da JMJ.

Por falar em onda do bem: o Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, que está sendo inaugurado, impressiona não só porque é um dos mais bem instalados e equipados do mundo, mas também por ser uma obra “padrão Papa”, ou seja, é excelente e não se destina aos privilegiados, e sim aos necessitados do SUS. E pensar que, com o que foi gasto com muitos dos estádios que vão virar elefantes brancos depois da Copa, algumas dezenas desses hospitais podiam ser construídos pelo Brasil afora.

terça-feira, 30 de julho de 2013

NUNCA NINGUÉM DISSE TANTAS VERDADES EM TÃO POUCO TEMPO



O Papa  se refere ao padrão de comportamento dos que têm complexo de inferioridade, dos que pensam que há necessidade de desmoralizar o outro para conquistar coisas como poder e sucesso. 

Como são "baixos" os que agem assim! 

Assim fazem certos poderosos medíocres, sabem que o são, por esse motivo investem contra a imagem de quem tem valor.


Por outro lado, a humildade consiste em reconhecer os méritos do outro, como também suas próprias fraquezas e dificuldades. Isso não humilha, muito pelo contrário, engrandece quem o faz.

Decidir entre a arrogância dos que querem aparentar que sabem tudo ou desistir de seguir adiante por não se considerar preparado para ação política, social ou evangelizadora, omitindo-se e permitindo que qualquer um exerça esses papéis, são dois extremos do que geralmente acontece e os resultados são desanimadores.

Muitas vezes esse é um dos dilemas do cristão que quer servir a Deus mas não tem segurança do que é capaz. As palavras do Papa Francisco, no entanto, nos encorajam:

"Eu não tenho nenhuma preparação especial, como é que posso ir e anunciar o Evangelho"? Querido amigo, esse seu temor não é muito diferente do sentimento que teve Jeremias, um jovem como vocês, quando foi chamado por Deus para ser profeta. Acabamos de escutar as suas palavras: "Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo". Deus responde a vocês com as mesmas palavras dirigidas a Jeremias: "Não tenhas medo… pois estou contigo para defender-te" (Jr 1,8). Deus está conosco!"
(Papa Francisco)


domingo, 28 de julho de 2013

PAIXÃO...AMOR...ROSAS...VERMELHAS

Ao casal Sarah e Alexandre, felicidades!!! Não poderia deixar de comentar...cerimônia linda...música maravilhosa...ambiente familiar...tudo perfeito...rosas vermelhas...belas...como a paixão e o amor!
Parabéns aos noivos, aos pais; em especial à mãe da noiva minha parceira deste blog!


Esta foto é de minha autoria. Uma rosa retirada do arranjo da mesa ao final da festa (com autorização, é claro...)


sexta-feira, 26 de julho de 2013

GUIRLANDA DE FLORES


Ao ler a Revista Bons Fluidos deste mês, encantei-me com a capa  e a reportagem sobre as mandalas.  O colorido das flores  chamou-me atenção e senti imensa vontade de compartilhar com nossos leitores.  A artista plástica Kathy Klein, autora destas belas imagens; procurava um sentido na vida (levar amor ao próximo). Obteve a resposta durante suas meditações. Ao criar o primeiro mandala que chamou de (danmala) que em sânscrito "dan" significa dar e "mala" guirlanda de flores.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


 O trabalho de Kathy, disponível em http://www.danmala.com

No site da mesma revista há ainda este vídeo de uma artista portuguesa Barbara Almeida, que confecciona lindas mandalas.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SINAIS DIVINOS

Hoje aconteceu algo especial na Audiência Papal, o Papa Francisco fazia uma saudação e de repente pousou uma pomba branca na sua mão, fato que lembrou São Francisco de Assis.

Foto: Hoje aconteceu algo especial na Audiência Papal; o Papa Francisco fazia uma saudação e de repente 
pousou uma pomba branca na sua mão, fato que lembrou São Francisco de Assis.

QUE A MENSAGEM DESTE PAPA ABENÇOADO TOQUE NOS CORAÇÕES DOS BRASILEIROS 
QUE NOS TRAGA A PAZ E UMA PALAVRA FIRME CONTRA A VIOLÊNCIA QUE NOS INFERNIZA
QUE A VERDADE PREVALEÇA SOBRE A MENTIRA
E QUE SUAS ATITUDES DE AMOR E DE SOLIDARIEDADE NOS SIRVAM DE EXEMPLO.

domingo, 14 de julho de 2013

ORAÇÕES DE JOVENS (talvez) TRISTES



Tantos ouvem falar no Criador, em seu Filho, mas nem todos conseguem encontrá-Lo, nem ao menos encontrar a si mesmos. Como saber, então, o que buscar?

Tantos tem tudo o que querem, mas também não O encontram nem se encontram.
E passam a vida assim, alguns procuram, outros desistem.
Como negar, porém, que ELE está nas palavras que se seguem e nos corações dos que as escreveram?
*

"Como seria bom e maravilhoso se cada coração se voltasse a Deus e cada coração levasse sua mensagem a alguém que necessita.

Assim como o lema da Bandeira Nacional, "Ordem e Progresso", Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, esteja em meu coração, assim como em todos os corações, para uma vida e um mundo melhores."

Esta oração de jovens (talvez) tristes foi criada por Edison, Douglas, Jairo, Marcel Wagner e Rafael José.
Alguém poderia pensar que seriam fieis em oração, ou compositores de uma nova canção religiosa.

Pois saibam que são clientes da Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira, espero que por pouco tempo, que encontrem alguma oportunidade para que suas palavras se tornem realidade. Que realmente consigam uma vida melhor.

A mensagem fez parte de uma dinâmica realizada na instituição.
O Daniel, na foto abaixo, "confeccionou" um televisor com caixa de papelão e, por alguns instantes, nossos amigos se tornaram celebridades.

Foto: camisa polo doada pelo meu irmão a um morador de rua da Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira, olhem como ficou bonito.....ninguém diz, ninguém diz....

Brincadeiras a parte, foi com lágrimas nos olhos que tudo aconteceu, da alma dessas pessoas irradiou a LUZ que nos encheu de emoção e de PAZ.

O cachorrinho da vizinha, que sempre ladra, calou-se naquele instante e o que se ouviu foi o canto dos pássaros, como se Deus os enviasse para anunciar sua presença entre nós.

E todos participaram, alguns mais comovidos que outros, mas todos, muito respeitosos, ouviam atentamente as mensagens como a de Marcelo:

"Eu desejo que todos vivam na Paz e no Amor de Deus."

Seguiram-se outros de seu grupo, do qual fez parte uma moça que é uma graça, Vera Lúcia. Luiz e Fernando completaram a equipe:

"Senhor Deus da infinita bondade, abençoe esta casa em nome do seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém."

"Paz é o Amor de Deus no coração daquele que ama o próximo, quem tem Deus no coração."

"O castigo que estava sobre ele (Jesus) nos trouxe a Paz."

Raphael Henrique Gonçalves, John Paul, Anísio Barros Silva e Antonio Hélio estavam inspirados. Confiram:

"O mundo só terá PAZ quando todos os seres humanos tiverem muita fé em Deus."

"No mastro é erguida a nossa Bandeira e com ela nós temos as cores:
O Azul nos representa o céu,
O Amarelo, o sol!
O Verde, o mar, assim também como a natureza
E o Branco, a paz do interior de Deus."

Foto: doação de camisa polo que meu irmão fez aos frequentadores do Prato de Sopa, observem o look....(Foto de rapazes que frequentam o Prato de Sopa)

Aplaudo o talento de um grupo de anônimos, pois não deixaram seus nomes registrados na cópia que eu recebi:

"Os que amam em tudo sofrem, em tudo padecem
Mas no amor e na paz permanecem."

"PAZ, palavra que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."

Algumas palavras soam como preces de lamento, de dor, mas também como manifestação de amor:

Eu sinto muito, por favor, me perdoe. 
Eu te amo muito. Obrigado!

Encerro com uma súplica, que é o desejo de todos nós, para nossos familiares e amigos, para os que sofrem, para os que buscam ajuda, para os que se dedicam a ajudar o próximo, para todos, enfim, para toda a humanidade:

Que a paz e o amor reine em cada um de nossos corações.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PENSAMENTOS...PALAVRAS...AÇÕES...



"Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. 

Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. 

Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. 

Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. 

Mantenha seus valores positivos, porque seus valores ... 

Tornam-se seu destino."

Mahatma Gandhi