domingo, 28 de outubro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

GANDHI E A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ



Dom Aldo Pagotto
Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Perguntaram a Gandhi o que leva o ser humano à destruição. 
Resposta: “a política sem princípios; o prazer sem compromisso; a riqueza sem trabalho; a sabedoria sem caráter; os negócios sem moral; a ciência sem humanidade; a oração sem caridade”. 

Resposta sábia e prudente, fruto da experiência de vida e não repetição de uma ideologia.
Gandhi explica sua vivência: 

“a vida me ensinou que as pessoas são amigáveis se eu sou amável. 
As pessoas são tristes, se estou triste. 
Todos me querem, se eu os quero. 
Todos são ruins, se eu os odeio. 
Há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio. 
Há faces amargas, se eu sou amargo. 
O mundo está feliz, se eu estou feliz. 
As pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva. 
As pessoas são gratas, se eu sou grato. 

A vida é como um espelho. 
Se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. 
A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim. 
Quem quer ser amado, ame. 
O caminho para a felicidade não é reto. 
Existem curvas, os equívocos. 
Há semáforos, os amigos. 
Há luzes e faróis, a família. 
Tudo se consegue se você possui um estepe, a decisão. 
Há um motor poderoso, o amor. 
Há um bom seguro, a Fé. 
Há um combustível abundante, a paciência. 
Acima de tudo o motorista habilidoso, Deus”.

Nada se acrescente ao que Gandhi ensina. 
Somente agradeçamos a Deus e a Gandhi com uma frase de Teresa de Calcutá: 
“inútil botar nos nossos lábios as palavras se elas não brotam do profundo do coração”. 


Continuemos a extrair alguns sentimentos de Gandhi, com acenos cristãos. 
Chega-se aos graus de elevada sabedoria somente com uma profunda experiência vivida no cotidiano da vida. A vivência do amor é um dom dado pelo Pai. Em seu Filho Jesus, o Pai nos doa o seu Espírito. Quem recebe o dom de Deus serve aos semelhantes sob as mais diversas formas. 

O povo precisa de gente generosa que se disponha a servir, desprendida de vaidades. 

A verdade vivida esclarece a quem se equivocou. 
A paz é fruto da justiça, é também construção coletiva, não sem grandes sacrifícios. 
O empenho perseverante da caridade reconcilia corações feridos e divididos pelo ódio. 
A caridade é signo da fé que transforma os corações, provocando o reencontro daqueles que se desviaram do caminho ou que se perderam pelos desmandos da rejeição.

Os que buscam a espiritualidade não acreditam em ideologias. 

Para quem se sente frustrado pelas decepções e fracassos resta a lição do aperfeiçoamento. Ninguém consegue mentir a si mesmo por muito tempo. 
Assim também acontece com as ideologias que se desmascaram por si. 
O mal se destrói por si mesmo. Quem insistir na mentira a si próprio se sentirá dividido, enlouquecido, pois a mentira destrói. Jesus nos diz com certeza: 
“se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Cf. Jo 8, 32).

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

NÃO BASTA SER "MARAVILHOSA" E INVESTIR EM OBRAS, A CIDADE PRECISA DE QUEM CONSTRÓI VALORES

No Rio, a destruição de um bem tombado, por Ignez Barretto


O projeto para o metrô da Linha 1 em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro utiliza alta tecnologia nas escavações do túnel com o tatuzão, considerado o máximo em termos de engenharia para este tipo de obra.

No entanto, embora paradoxal, o governo fez a opção de construir a Estação N. Sra. da Paz em metodologia de vala aberta que implicará em diversos transtornos para a população - fechamento da praça, barulho, poeira e sobretudo a destruição e descaracterização de um bem tombado, a Praça N. Sra. da Paz, inegável valor ambiental, cultural , histórico etc.


O impacto no ambiente, na variada fauna e na sustentabilidade do bairro também serão severos. Árvores quase centenárias serão retiradas sem nenhuma garantia que resistirão a posterior plantio. Substituídas por mudas, levarão mais outros cem anos para chegarem à exuberância atual.

Causa perplexidade e espanto os motivos que levaram o Governo do Estado ter optado por método tão predatório se na mesma obra vai usar tecnologia de ponta.
Com o enorme crescimento das cidades, se faz cada vez mais premente o uso de seus subsolos para obras de infra estrutura.

Sendo impossível, e também não desejável, destruir o patrimônio cultural, arquitetônico, histórico, social e ambiental dos quais as cidades são guardiãs, a opção mais avançada em engenharia é a obra no método subterrâneo que não alcança a superfície.
Dessa forma os transtornos são mínimos para a população e a preservação fica totalmente garantida.

É completamente fora de propósito que a obra do metrô venha com o tatuzão escavando o túnel pela Rua Barão da Torre, e quando chega à Praça N. Sra. da Paz, bem tombado e que deveria estar na prioridade máxima de preservação por parte autoridades, o avanço todo para, e voltamos à idade da pedra em termos de engenharia usando técnicas que foram eficientes nos anos 60, mas que hoje são consideradas totalmente ultrapassadas.



Se existe tecnologia por que não utilizá-la?

É a memória da cidade que está em questão, assim como a obediência à legislação em vigor uma vez que a praça é um bem tombado.

Uma sociedade sem memória não é capaz de aprender com a sua experiência histórica e encontrar soluções criativas e inovadoras para seus problemas.

Ignez Barretto – coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

Leia a íntegra em No Rio, a destruição de um bem tombado

domingo, 21 de outubro de 2012

O SOL SEMPRE BRILHA NUM CORAÇÃO AMIGO



Amigos não precisam de palavras tão belas para entender a beleza da amizade sincera.
Amigos não são convencidos, apenas compreendem
Amigos doam seu tempo aos que realmente são amigos, aos não tão amigos e aos que nem sabem o que é isso
Simplesmente são mensageiros do mais verdadeiro dos sentimentos
Por isso é que eu digo que não precisam de nada para serem o que são, mas envio essa mensagem mesmo assim porque MERECEM

Lindo domingo de SOL!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SENTIMENTO...SAUDADE...


Um dia frio - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Leia o texto de abaixo e depois leia de baixo para cima

Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
Clarice Lispector

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CUIDADO COM FALSAS PROMESSAS...



Não nos deixemos enganar por falsas promessas, separemos o joio do trigo...Depende de nós e de nossa escolhas conscientes, representantes no poder que respeitem o povo sem apropriar-se do erário público...
Chega de do "ROUBA, MAS FAZ", CHEGA DE DOUTRINAS QUE SÓ BENEFICIAM determinado partido ou político . Escolhamos pessoas, QUE desejam o bem da NAÇÃO, ESTADO OU MUNICÍPIO e das pessoas de bem (cidadãos)!

Aquele ou aquela que DESONESTO na sua via profissional, NÃO deve representar cidadãos trabalhadores em qualquer ESFERA.

Devemos escolher pessoas que respeitem e valorizem a família, a retidão, o caráter, ao invés de escolhas que facilitem  e nos ofereçam certas VANTAGENS...fica-se com o rabo preso... aliando-nos a essas pessoas, ficamos CADA VEZ  mais pobres e esses que tentam nos enganar com as falsas promessas cada vez mais AUMENTAM SEUS BENS. Merecemos a liberdade de escolha e devemos lutar por ela com unhas e dentes, não aceitar que nos corrompam a alma e os ideais de conseguirmos uma vida melhor por nossos ESFORÇOS E TRABALHO HONESTO!

Acreditemos que valorizando a educação de nossas crianças, adolescentes e jovens, que deve ser papel dos pais e familiares e não do ESTADO, nos levará a um futuro promissor, gerando cidadãos do bem preocupados com o equilíbrio da natureza, e o respeito à VIDA!
Cidadãos  preocupados com a saneamento básico e a construção de moradias em lugares sem risco, comprometidos com o bem estar da sociedade!  ESTES SIM, DEVEM NOS REPRESENTAR!

Pensemos e reflitamos sobre as falsidades que as notícias tendenciosas estão sempre bombardeando em jornais televisivos de gosto popular...noto que as pessoas de maneira geral gostam e apreciam programas e até novelas que nada acrescentam, incitando à vingança, e o povo não torce  mais pela mocinha e mocinho; torce pelo  MAU CARÁTER, PELA MOÇA OU MOÇO DE VIDA FÁCIL (SERÁ)!

Não nos enganemos, o AMOR E A VERDADE VENCEM... SEMPRE...

Não sou carola, preconceituosa, ou o que quer que pensem, preocupo-me com os valores que não saem de moda.. nunca...levar a vida com respeito a si e os outros...o caráter acima de tudo, honrarmos nossa palavra e nome de nossa família, e ser  pontual nos compromissos de qualquer tipo. Errar é humano, persistir no erro só nos prejudica, quando percebemos estamos sem CONTROLE de nossas vidas  nos deixando controlar por outros.

Desculpem o desabafo! Podemos mudar nossas vidas...SIM... NÓS PODEMOS!!!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

GENTILEZA GERA GENTILEZA





Vídeo “One Day” - Empresa Life Vest Inside


GENTILEZA GERA GENTILEZA, vamos começar com essas palavras ecoando em nossa cabeça para que comecemos a praticar a Gentileza em nosso dia-a-dia, em nossa família, em nosso trabalho, com pessoas desconhecidas que encontrarmos na rua, onde se utiliza as palavrinhas mágicas POR FAVOR, COM LICENÇA, MUITO OBRIGADO, ME DESCULPE e POR GENTILEZA, unindo essas palavras com nossos gestos.
GENTILEZA GERA GENTILEZA, o quanto precisamos frisar estas palavras, para que as pessoas venham refletir que é exatamente espalhando e fortalecendo a gentileza que teremos um MUNDO MELHOR para NOSSOS FILHOS, NOSSAS FUTURAS GERAÇÕES.
E que NÃO PRECISAMOS de pessoas MESQUINHAS, EGOÍSTAS E ACIMA DE TUDO ORGULHOSAS!
Quanto mais precisaremos frisar que a INTOLERÂNCIA em todos os sentidos, só acabará quando for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar para que AGRESSIVIDADE, só acabará quando for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar que a VIOLÊNCIA, só acabará quando for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar que O AMOR AO PRÓXIMO, sim aquele “Amor Incondicional” que muitos se ORGULHAM em dizer que sentem, só existe se for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar para que NOSSOS FILHOS se tornem “Pessoas de Bem”, só existirá se for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar que o RESPEITO, só existe se for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar que a CARIDADE, só existe se for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar que a HUMILDADE, só existe se for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar que sua CRENÇA e FÉ que formam a sua ESPIRITUALIDADE, só existe se for GENTIL.
Quanto mais precisaremos frisar que a PREPOTÊNCIA, ARROGÂNCIA, EGOÍSMO, MESQUINHES, INVEJA, ORGULHO E EGO só existe quando se pensa que não precisamos uns dos outros, não se esqueça vivemos num mesmo planeta, SOMOS TODOS HUMANOS.
Quanto mais precisaremos frisar que a GENTILEZA é a BASE PARA NOSSOS FILHOS E FUTURAS GERAÇÕES que só assim TEREMOS UM MUNDO MELHOR!

Artigo do Blog Vida Espiritualidade - Mônica Molina de 20/09/2012



SEJAMOS FELIZES COMO OS HAVAIANOS




Em Havaiano, Ho'o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.Você pode através desse sistema se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de você.  O Ho’oponopono lhe permite soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de desequilíbrios e doenças. Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam o vazio dentro de você.A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

 Sinto muito.                Me perdoe.                Te amo.                  Sou grato.

Lembrem-se, um problema é uma memória repetindo uma experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a Divindade para cancelar as memórias que estão se repetindo como problemas. O Dr. Len mantém essa frase em mente sempre; “A paz começa comigo”, é o que ele procura praticar embora ainda tropece vez ou outra.
                                              Dr. Ihaleakalá Hew Len e kahuna Morrnah Simeona

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Pesquisas mostram que á todo momento existem 11 milhões de “bits” de informação em nossa volta, mas só percebemos 15 “bits”, e são em cima desses “bits” que julgamos as coisas! Portanto, não sabemos o que realmente está acontecendo. Então dizemos para a Divindade; “Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de determinada maneira, eu gostaria de liberar isso.” 

Largando de mão essa vontade de consertar as coisas, de mudar as pessoas, deixando Deus fazer, nós mudamos nosso mundo interior o que causa uma mudança também no mundo externo.
Ser 100% responsável é um caminho de pedras, por ser o intelecto tão insistente.
Quando nos ocorre um problema o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. 
Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas. 


A kahuna* Morrnah Simeona, professora do Dr. Len, ensinava que;
 ”Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.”. 


Esta é a essência do processo Ho’oponopono.
*”Kahuna” em Havaiano significa “guardião do segredo”

Reportagem do Portal Ho'oponopono Brasil

Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato devem ser mantras ou orações, como queiram,  para uso diário... Essas simples palavras abrem portas para nosso aprimoramento e mudanças ao redor... 
Com certeza, nos libertam de negatividades e obstáculos criados por pensamentos repetitivos!